Instagram

Instagram

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seja Voluntário!!!




Cresce o número de homens jovens e voluntários
Centro de Ação Voluntária de Curitiba divulga suas estatísticas e revela que homens, 18 a 59 anos, cada vez mais procuram aplicar seu tempo e talento em atividades voluntárias
As estatísticas do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Organização Não Governamental que promove o trabalho voluntário em Curitiba e Região Metropolitana, são claras: cada vez mais homens, com idades entre 18 a 59 anos, procuram informações sobre trabalho voluntário. Os dados compreendem o primeiro semestre de 2011 e demonstram algo que há tempos os especialistas na área vinham percebendo: trabalho voluntário não é tarefa exclusiva de dona de casa ou aposentados.
“A consciência social que vem sendo compartilhada entre as pessoas e estimulada por meio da mídia e das iniciativas sociais de instituições, empresas e governos, estimula a percepção que o trabalho voluntário é uma atividade que transforma realidades. Sendo assim, os homens querem também se identificar com causas e contribuir com a transformação”, explica Thiago Baise, analista de projetos do Centro de Ação Voluntária de Curitiba.
Além do número de homens estar aumentando cada vez mais, a quantidade de jovens e adultos envolvidos com o trabalho voluntário também tem aumentado consideravelmente. “Cada vez mais o trabalho voluntário é visto como uma atividade produtiva, algo que pode trazer resultados positivos para o envolvido. Isto porque permite que se aplique conhecimentos técnicos, se exercite habilidades sociais e adquira experiência, não apenas de vida, mas também profissional”, argumenta Baise.  
Para se ter uma ideia do interesse de jovens pelo trabalho voluntário, de janeiro a junho de 2011, dos mais de 600 participantes da “Palestra Informativa O que é Ser Voluntário”, promovida pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba, 80% eram pessoas entre 18 e 59 anos. Destes participantes, o número de homens é pequeno em relação ao de mulheres, mas tem crescido anualmente de forma bem considerável. Os homens representam 33% dos participantes. Em 2010 este número era de apenas 22%.
Em geral, os participantes da palestra promovida pelo CAV são, em sua maioria, indicados por instituições sociais, que incentivam o voluntário a compreender melhor o que significa aplicar seu tempo e talento em prol de uma causa social. Na Palestra Informativa, os voluntários recebem informações sobre os direitos, deveres e a legislação que envolve o trabalho voluntário e ainda são convidados a fazer uma reflexão que os ajude a encontrar o tipo de trabalho mais adequado ao seu perfil. Posteriormente, esses participantes podem procurar informações sobre as vagas de serviço voluntário no site do CAV, entre as mais de 150 instituições sociais cooperadas ao Centro de Ação Voluntária.
“Essa sistemática que aplicamos com os voluntários, além de facilitar a busca por oportunidades adequadas aos diferentes perfis, também reduz a frustração tanto de voluntários, quanto de instituições e do público beneficiado por elas, porque a pessoa conscientiza-se do significado do que é ser voluntário e do compromisso que assume”, finaliza Baise.

O que é ser voluntário?
O Centro de Ação Voluntária de Curitiba é uma organização sem fins lucrativos que existe há 12 anos com o objetivo de promover o trabalho voluntário. Entre suas iniciativas, ministra para a população uma palestra informativa sobre o trabalho voluntário. O calendário de palestras está disponível em http://www.acaovoluntaria.org.br/mostraConteudo.asp?id=169 .
Além das palestras, o CAV desenvolve um programa de gestão de voluntários junto a instituições sociais e realiza consultoria para empresas em voluntariado empresarial. Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba, acesse www.acaovoluntaria.org.br ou entre em contato pelo telefone 3322-8076.

Informações para a Imprensa:
Alcione Andrade – comunicacao@acaovluntaria.org.br – 3322-8076


Nenhum comentário:

Postar um comentário