Instagram

Instagram

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 de Setembro - Viva Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Padroeira de Curitiba

Bom diaaaaa Curitiba!


Todos sabem que eu adoroooooo minha cidade e estou colocando vários lugares e coisas que tenho muito carinho aqui em Curitiba, por isso não poderia deixar de citar o dia de hoje, DIA DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS, nossa padroeira!

Foi especialmente em Curitiba onde Nossa Senhora quis mostrar que sua bondade se estendia à nação filha de Portugal, libertando os pobres índios pagãos, escravos dos pecados e dos vícios.


 Por volta de 1650 existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Luz, perto do rio Atuba, no atual Estado do Paraná. Os habitantes do local notaram com surpresa que, pelas manhãs, a imagem tinha sempre os olhos voltados para uma região com muitos pinheiros, ou pinhais – Curitiba, em idioma indígena –, onde dominavam os ferozes índios caingangues. De tal modo o olhar da imagem nessa direção era insistente, que os habitantes decidiram desbravar a região. Para isso, armaram-se e penetraram no local, decididos a lutar e dominar os selvagens.

Com o tempo a cidade cresceu, de tal modo que foi necessário edificar novo templo. Foi então construída a bela Catedral neogótica que hoje conhecemos. É pena, porém, que a imagem original da Padroeira, feita de terracota, não permaneceu na nova Catedral encontrando-se até hoje no Museu paranaense.





Neste domingo (7), uma procissão reuniu cerca de 1,5 mil fiéis após a missa na Catedral Basílica de Curitiba. A missa foi celebrada pelo cônego Genivaldo Ximendes da Silva, empossado em fevereiro deste ano. Essa foi a primeira procissão comandada por ele. De acordo com o ministro da eucaristia da Catedral, Vicente Mickosz, a padroeira da cidade foi escolhida pelos primeiros portugueses que chegaram à região e viram a vegetação local, repleta de araucárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário